Vulcões ativos no mundo
Na semana entre 5 e 11 de junho desse ano, foram registrados pelo menos 18 vulcões ativos na Terra, tanto em crosta continental quanto oceânica. A quase totalidade deles está no “cinturão de fogo” que circunda o Oceano Pacífico e certamente resultam dos processos ígneos resultantes da subducção (afundamento) de placas oceânicas sob as continentais, ou sob outras oceânicas.
A maioria desses vulcões são classificados como strato vulcano (estratovulcão ou do tipo cone), ou seja, sua principal característica é a presença de grande reservatório de magma na crosta terrestre e, eventualmente possuem características de erupções explosivas, como por exemplo o Pinatubo (Filipinas) e o Copahue (Chile).
Apesar disso, como a natureza da rocha ígnea gerada é variável as manifestações em estratosvulcões não são exatamente idênticas entre si, havendo diferenças na quantidade e tipos de gases expelidos, material ejetado e outras características intrínsecas a esse tipo de vulcão. De qualquer forma, esses vulcões marcam zonas tectonicamente ativas ou neotectônicas.
Em contrapartida ao estratovulcão ou do tipo escudo (ou shield vulcano), como o Kilauea no Havaí. Eles são nomeados por seu grande tamanho e perfil baixo. É um tipo de vulcão gerado quase inteiramente de fluxos de lava fluidos do que o estrato vulcão.
(texto: Eduardo Salamuni)