Sismos em Pedra Preta – Rio Grande do Norte

(Fonte: BLOG SISMOS DO NORDESTE  Autores: Joaquim Ferreira, Regina Spinelli, Eduardo Menezes, Suélio Carolino)


A atividade sísmica em Pedra Preta (RN) vem ocorrendo desde dezembro de 2010 tendo sido identificadas duas áreas sísmicas, a primeira, ao norte, onde ocorreram os sismos, associada à falha sismogênica de Cabeço Preto, e a segunda, mais ao sul, próxima a Pedra Preta. Ainda é impossível prever como será a evolução futura.

Em 19/06, ocorreram dois tremores sentidos pela população de Pedra Preta. Os eventos ocorreram num intervalo de menos de dois minutos. O primeiro evento, de magnitude 2.8 ocorreu às 17:00 UTC (14:00 hora local). O segundo evento, de magnitude 3.4, ocorreu às 17:01 UTC (14:01 hora local). Em 21/06 ocorreu mais um evento de magnitude 2.0.

O mapa de localização epicentral é mostrado na figura 1.

noticia

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro é representado pela estrela vermelha.

O triângulo vermelho indica a estação de Riachuelo (RCBR). O triângulo azul indica a estação ACCP (Cabeço Preto).

Em destaque, o limite do município de Pedra Preta.

 

Esses eventos foram registrados por várias das estações operadas pela UFRN das redes INCT-ET e RSISNE. O registro dos eventos na estação RCBR é mostrado na figura 2.

noticia.2

Figura 2. Registro dos eventos em RCBR. Fonte: LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET, USGS.


Comentário:

Tem sido comum o registro de eventos sísmicos no Nordeste e apesar de fraca magnitude os abalos têm se mostrado persistentes. Algumas falhas estão ativas, mas ainda não há dados suficientes para uma completa explicação do regime tectônico. Estas situações sismogênicas intraplaca também ocorrem em outras regiões brasileiras, como por exemplo, a divisa litorânea entre as Regiões Sul e Sudeste, porém carecem ainda de uma boa formulação teórica. A princípio é possível dizer que são respostas à tensão a que todas as placas tectônicas estão submetidas a partir dos movimentos constantes das mesmas, porém há efeitos locais de distribuição dessa tensão que, em geral, são poucos conhecidos.